
Qual é a porcentagem da minha perda auditiva?
A pergunta “ Qual é a porcentagem da minha perda auditiva?” ou “ Quantos por cento eu escuto?” é muito comum no dia a dia do consultório.
O que muita gente ainda não sabe é que não dá para usarmos essa “medida” para explicar o quanto a pessoa escuta ou quanto perdeu da sua audição.
A nossa audição é muito complexa para isso.
Podemos falar sim em grau de perda auditiva!
Consideramos que uma pessoa adulta tem audição normal se ela escuta até 25 dB, levando em consideração uma parte do audiograma. A partir disso, uma das formas de classificação e o que acarreta no dia a dia é o seguinte:
Perda auditiva leve: de 25 a 40 dB
A pessoa com esse grau de perda auditiva tem dificuldade em algumas situações entre elas: ambientes barulhentos, grupo de pessoas e quando o interlocutor está em uma distância maior. O volume da televisão, às vezes, pode ficar um pouco mais alto.
Perda auditiva moderada: de 45 a 70 dB
Pessoas com perda de audição de grau moderado podem aumentar um pouco mais o volume da televisão e a dificuldade para entender as outras pessoas também pode aparecer mesmo em ambientes silenciosos. O telefone também passa a ser uma dificuldade.
Perda auditiva severa: de 70 a 90 dB
A conversa com as pessoas fica muito difícil. O interlocutor precisa falar em um volume bem alto e, mesmo assim, a pessoa pode não entender. Telefone se torna algo não possível. E a televisão, mesmo em volume alto, muitas vezes não é possível entender.
Perda auditiva profunda: acima de 90 dB
A conversa com outra pessoa só é possível com apoio visual.